terça-feira, 25 de junho de 2013

CUIDADO: EVITE A CASPA NO CABELO:


Olá meninas bom dia, tudo bem com vocês?
Gente vou falar agora sobre algo que infelizmente incomoda muito algumas pessoas que é a caspa. Andei pesquisando, mais sobre isso, e venho agora compartilha aqui com vocês. O povo costuma dizer que a causa da  caspa a falta de higiene, mas na verdade isso não passa de mito gente, a caspa é nada mais e nada menos do que uma doença de PELE na qual tem tratamento medico. A caspa resulta da descamação do couro cabeludo. Todos nós temos em um “certo grau” ok. Afinal de contas a pele que cobre o coro descama constantemente e mais ou menos a cada 28 dias criamos uma pele completamente nova. Só que em algumas pessoas essa descamação se acentua e provoca muita coceira e o incômodo e aparecimento de depósitos nos ombros e nas costas. O que provoca um inconveniente atormenta a milhões de pessoas. Mas, como todo problema de saúde certo? Com tratamento correto e alguns cuidados ele tem controle.

A caspa pode ser causada por atividade excessiva das glândulas sebáceas, stress ou por um fungo chamado “Malassezia”. Ele é encontrado naturalmente no couro cabeludo humano e se alimenta dos óleos que são produzidos naturalmente. 

Veja algumas curiosidades e dicas de cuidados para controlar a caspa:
1 A caspa pode comprometer a barba, o bigode, as sobrancelhas e as dobras da pele também (incluindo dentro e atrás das orelhas).
2 A caspa poder ser seca ou gordurosa. A seca deixa aquele “pó” nos ombros. A gordurosa causa crostas úmidas de óleo e que aderem as roupas e pode vir acompanhada de inflamações leves ou intensas do couro cabeludo.
3 A caspa pode ser causada pelo uso de medicamentos, álcool, drogas ou pelo simples stress.
4 Bebês podem ter caspa.
5 Não “se pega” caspa.
6 Caspas não tratada pode te deixar careca; seja homem ou mulher. (Medo agora  )
7 Evitem tomar banhos muito quentes, pois estimulam a caspa.
8 É fundamental não dormir com os cabelos úmidos. Enxágüe-os muito bem depois de lavá-los e seque com extrema atenção.
9 Lavar os cabelos poucas vezes pode aumentar ou facilitar o surgimento da caspa.
10 Se te prometeram a cura definitiva da caspa: te enganaram, Mas você pode controlar e viver sem maiores problemas ou incômodos.
11 O shampoo anticaspa e fundamental, pois o feito de base de sulfato de selênio, alcatrão ou piritionato de zinco ajudam a controlar a caspa.
12 Em casos graves, um médico pode receitar substâncias mais ativas para aplicação no local.

13 Se a caspa aparecer, busque um médico o quanto antes para efetuar o tratamento correto. Evite “soluções mágicas” de curiosos que podem agravar o problema e provocar alergias graves.

Então minhas belas vamos tomar cuidado dobrado com nossas cabeleiras? Espero de gostem das dicas, e que eu tenha ajudado aquelas que ainda sofrem desse mal.
não deixem de comentar e votar na enquete de estar na lateral do blog.
Bjss da Pre.

4 comentários:

  1. oIII


    Nossa fiquei com nojinho dessa segunda foto hein???? argh!!!
    Caspa é uma coisa bem complicada pq fica horrível caspa caindo na roupa, mas o tratamento super resseca do cabelo...uó!!



    bjinho

    www.enquanto-isso.com

    ResponderExcluir
  2. oi sarinha!
    É horrível mesmo você andar por ai com a roupa cheia de caspa, e fora os olhares humilhadores das pessoas olhando p/você com cara de nojo.
    Mas e preferível andar com os cabelos ressecados do que as caspa caindo em cima de você.

    ResponderExcluir
  3. Gente! A imagem da segunda foto não é de caspa! Provavelmente é dermatite ceborréica ou psoríase. Por muitos anos eu achei que tinha caspa, sofria tentando tirar essas casquinhas pq achava feio e acabava machucando meu couro cabeludo. descobri que era Psoríase, que é uma doença autoimune psicossomática, ou seja, não possui como causa uma bactéria ou um fungo, mas sim fatores emocionais e genéticos. Hoje eu não tenho praticamente mais nada. Às vezes volta, bem menos que antes, mas posso ficar em remissão por meses. Caso tenham um problema como o da foto, procure um médico dermatologista. Ele irá solicitar uma biópsia para saber a origem do problema e recomendar o tratamento adequado. Eu me trato com solução capilar com betametazona que é um corticóide (por isso a doença vem e volta, pois não dá pra usar corticóide por muito tempo seguido, e shampoo com ácido salicílico para reduzir a oleosidade do couro cabeludo, que é um dos facilitadores da produção das casquinhas. É isso pessoal! Beijocas e cuidem-se!!

    ResponderExcluir
  4. OK LINDONA, OBRIGADA PELA INFORMAÇÃO....

    ResponderExcluir